Os planos Directores-Municipais do Uíge e Negage, na província do Uíge, foram aprovados pela Comissão Interministerial de Aprovação de Instrumento do Ordenamento do Território e Urbanismo. Os instrumentos deOrdenamento do Território tiveram as contribuições de várias franjas da sociedade, que emitiram o seu parecer.
Os eixos estratégicos de desenvolvimento e ordenamento do município do Uíge apostam na requalificação de espaços urbanos, privilegiando as vias secundárias na zona de expansão urbana prevista a sudoeste, além
de propor uma circular externa como limite físico da cidade, para dar solução ao tráfego na cidade, derivado do fluxo automóvel nos dois macro-eixos municipais.
Para a comuna sede do Uíge prevê-se a implementação de Planos Urbanísticos a nordeste do bairro do Capopia e a leste do bairro Cassamba, indicando novas áreas infra-estruturadas, catalisadoras de desenvolvimento, bem como a reabilitação de estradas secundárias para acesso às áreas produtivas.
Contempla, ainda, a dotação de um parque industrial e tecnológico de fácil acesso a partir da cidade, assim como a proposta de um interface de transportes num “ponto de intersecção” de vários percursos intermunicipais.
Instrumentos de apoio
No quadro do Plano de Desen- volvimento Nacional (PDN) 2018/2022, o Governo tinha como meta a aprovação de 71 instrumentos de Ordenamento do Território, mas por causa da actual conjuntura, provocada pela pandemia da Covid-19, estão previstos apenas 50 instrumentos.
“Com estes instrumentos aprovados, já existem 23, que têm uma importância grande na planificação, principalmente para o ordenamento das cidades, crescimento organizado e não aquilo que se vive um pouco por todo o país”, apontou a porta-voz da Comissão, Ana Paula de Carvalho.
Via J.A
Deixe uma resposta