A Administração Municipal do Negage vem através do Gabinete de Comunicação Social publicar a seguinte nota de imprensa:
REPÚBLICA DE ANGOLA
GOVERNO PROVINCIAL DO UÍGE
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DO NEGAGE
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
NOTA DE IMPRENSA
Nos últimos dias têm sido publicadas nas redes sociais (facebook) informações caluniosas e difamatórias contra o Senhor Administrador Municipal de Negage Carlos Mendes Samba, por um grupo de indivíduos habituados a desordem e obcecados pelo poder, que não conseguindo alcança-lo pelas vias legais, fomentam injurias e difamações contra um cidadão honesto como é Dr. Samba.
Face as mesmas o gabinete acima referenciado tem a esclarecer o seguinte:
1- O Senhor Samba não tem e nunca teve Empresa de construção civil. Pelo que, durante a sua estadia no Governo Provincial do Uíge nunca solicitou a nenhum Administrador Municipal uma obra de construção seja ela qual for. Na Regedoria do Bengo como se refere numa das publicações, até ao momento nunca foi construída nemhuma Escola de tres salas e que o senhor Afonso Quianguila ex-diretor municipal da Educação mandou demolir.
O Administrador Municipal permitiu que o senhor Quianguila permanecesse como Director Municipal da Educação do Negage pelo seu bom censo isto porque logo após a sua tomada de posse como Administrador em Janeiro de 2019 O Gabinete Provincial de Educação orientou o Administrador municipal que o exonerasse do referido cargo, facto que é do seu pleno conhecimento.
2- O caso do Senhor Francisco António da Marta após chegada do Administrador Carlos Mendes Samba em Janeiro de 2019 o mesmo já não possuía nenhum vinculo laboral com a Administração visto que o mesmo já se encontrava reformado, facto que já não lhe dava o direito de ocupar um residência nas 10 casas por essas serem casas de passagem.
3- As exonerações e nomeações que têm sido feitas, não envolvem interesses subjectivos senão adequar os serviços a nova dinâmica actual e adequando o Decreto Presidencial 202/19 de 25 de Junho que aprova o Estatuto da Administração municipal do Negage.
4-Pensamos que a relação entre o Senhor Administrador Municipal e as Autoridades Tradicionais são salutares visto qm alguns momentos o Senhor Administrador com base na lei e nas recomendações do conselho de auscultação das comunidades foi incumbido a tomar medidas contra algumas autoridades tradicionais por má conduta no exercício das suas funções como foi o caso das Autoridades do Cahiri e Cazanga mas que ainda assim pautou pelo dialogo.
Sobre o Regedor da Aldeia da Missão o senhor Cavunda Victor Malundo, melhor do que ninguém só ele poderá esclarecer o que aconteceu na verdade. Quanto ao Soba Cassefo desconhecesse existir qualquer facto.
Face ao exposto, o Gabinete de comunicação Social, apela a população em geral a não se fazer influenciar por calúnias e fofocas que pura e simplesmente vêm manchar o bom nome de pessoas e Instituições que com o seu saber têm contribuído para o crescimento do Negage.
A liberdade de expressão não deve servir para inculcar na mente dos cidadãos informações deturpadas e sem sustentabilidade pois a governação actual é participativa onde a participação dos cidadãos é um imperativo constitucional mas, que a mesma seja feita com recurso as vias legais.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, 01 DE JUNHO DE 2020.
O DIRECTOR
EUCLIDES JORGE LAURINDO GARCIA
Deixe uma resposta