Uíge – Setecentos e cinquenta e nove casos de VIH/SIDA, que resultaram em 45 óbitos, foram notificados recentemente pelas autoridades sanitárias do Uíge.
Os dados foram divulgados hoje durante o acto alusivo ao Dia Mundial do SIDA (1 de Dezembro) pelo chefe de Secção provincial do Uíge dos Direitos Primários de Saúde, António Ganga, que disse que o número de casos dessa pandemia está a reduzir devido a afluência voluntária da população aos centros e unidades sanitárias.
Este ano, contudo registou-se muitos casos de óbitos, porque os pacientes notificados com a mesma doença chegaram tardiamente aos serviços de saúde, e outros preferem fazer uso de medicamentos tradicionais”, observou.
A população deve conhecer o seu estado serológico, quer seja positivo ou negativo, e é muito importante e útil para que cada pessoa, de acordo com o seu modo de vida, adopte os cuidados mais convenientes para a sua saúde e dos outros, advertiu o responsável, acrescentando que o apoio das organizações internacionais aos projectos de combate ao VIH/SIDA , em Angola, reduziu significativamente em menos de 40 por cento.
Os serviços de VIH/SIDA e testagem voluntária da província do Uíge possuem 24 médicos, 139 enfermeiros, 22 técnicos laboratoriais e 18 técnicos de farmácia .
Via Angop
Deixe uma resposta