Por Alfredo Dikwiza e Matumona Rodrigues
Uíge, 30/06 (Wizi-Kongo) – O PDP-PNA coligado na CASA-CE, por via do seu presidente, Simão Makazo, defendeu hoje, sábado, na cidade do Uíge, a necessidade das eleições autárquicas previstas para 2020 que sejam abrangentes em todo país, isto é, nos 164 municípios que compõem Angola, com vista a equilibrar de igual para igual o desenvolvimento das famílias.
A informação foi avançada à imprensa no fim da assembleia de empoçamento dos secretários para Juventude e do partido, bem como outros membros, num total de 20 elemento, realizada numa das unidades hoteleiras do bairro Mbemba Ngango, periferia da cidade, tendo na ocasião, reprovado a ideia defendida pelo Executivo liderado pelo partido no poder, o MPLA, em realizar as eleições autárquicas apenas em alguns municípios.
Como sublinhou, o PDP-ANA e CASA-SE condenam a pretensão do governo e do MPLA em seleccionar apenas alguns municípios para as autarquias, na verdade a posição do PDP-PNA defende que as mesmas sejam realizadas em todo país, caso ao contrário as desigualdades continuaram por muitos anos a enfermar a vida dos angolanos. “São bem-vindas as autarquias em Angola por ser uma forma que fará com que os cidadãos participam na democracia e onde há afluência dos cidadão sem correr as estruturas centrais, para isso, precisamos que essas autarquias tenham lugar em 2020 e, que a CASA-SE as ganhe em alguns municípios com vista a demonstrar aos angolanos que a coligação é capaz de governar o país sem nenhum problema”, sustentou, Simão Makazo.
Como disse, os desafios passam para dar forças a CASA-CE poder assumir o poder em Angola, bem como ciar bases para continuar a lutar com vista a ter presenças no parlamento, onde para o PDP-ANA a estratégia passa pela mobilização das famílias nos municípios, por ser o local onde estão centralizadas. “Temos quadros autarcas e continuaremos a formar outros quadros para que quando chegar o momento consigamos agir para a satisfação da população. Se o Executivo continuar a defender de que as eleições sejam apenas em alguns município, a CASA-CE em conjunto com outros partidos da oposição irão tomar uma posição em defesa dos angolanos”, avisou.
Quanto a sua presença no Uíge, Simão Makazo, disse como objectivo de empossar o secretariado provincial, bem como interagir com os militantes de base da coligação com vista a fortalecer as estruturas, que passa pela mobilização e expansão do partido a nível dos 16 municípios da região, tendo como espectativas no óptimos que resultará numa força para os próximos desafios. A estrutura montada no secretário provincial e seu adjuntos, sustentou, irão desempenhar um papel para mobilização e enquadramento de novos membros, onde poderão estender o raio para irem aos demais municípios da região.
Simão Makazo apontou não prever qualquer rotura com a CASA-CE porque tudo caminha a bom porto. Assembleia de empoçamento dos secretários e de mais membros do PDP-ANA contou com a presença de militantes, amigos, convidados e simpatizantes, que foi realizado num ambiente de paz e harmonia.
Deixe uma resposta