Pérola do Uíge coloca ao mundo “histórias para contar”

Por Alfredo Dikwiza

Luanda, 03/04 (Wizi-Kongo) – Com 19 anos de idade, Tungo Pedro Jaime, ou simplesmente, Almiro Pedro, deixou de ser promessa e passou para certeza, uma pérola do Uíge em ascensão que, nesta quinta-feira (04/04), em Luanda, na hospedaria e restaurante, ZEMAN, no Golf 2, juntos ao Centro de Distribuição de Energia da (ENDE), coloca ao mundo a sua primeira obra literária intitulada “histórias para contar”.

De alma que solta letras mágicas, Almiro Pedro, coloca para África, Europa, América e Ásia, a obra a ser publicada por via da internet em todas as ferramentas de comunicação das mais mediáticas da actualidade, tais como: WhatsApp, Blogues, Plataformas, Faceboock, entre outras. Com 170 páginas, a obra conta com cinco histórias, nomeadamente, “Razão ou Perdição”,” Escravos Apaixonados”, “Sonhos em Mar Vermelho”, “ Ilha da Coferá” e “Beleza não é o Suficiente”.

Histórias essas que estarão disponíveis em formato PDF para todos os país do globo e celulares, cujo valor a kzs é de 1.500, por cada exemplar, o mesmo valor invertido para outras moedas. Para isso, embora o livro estar em forma PDF será fácil de se baixar, e, com isso, ficar a sua disponibilidade para o ler em qualquer lugar e em qualquer momento, segundou, deu a conhecer em exclusivo ao Wizi-Kongo, hoje, terça-feira, em Viana/ Zango 1, Luanda, o autor o livro, Almiro Pedro.

Nascido aos17/09/2000, o também poeta, disse que o sorriso da vitória é um das motivações que lhe leva a escrever, acrescentando que desde pequeno sempre quis ser reconhecido por aquilo que sabia fazer, ” contar histórias, declamar poemas, fazer prosas e versos”. “Quando eu intitulava o livro, a princípio dei como o título de uma incrível viagem, porque quando estou escrevendo as histórias, eu me sinto estar em um outro lugar, em um mundo diferente da realidade, mais depois, por via de alguns títulos que recebia por meio dos meus leitores, historiador de todos os tempos, contador de histórias incrível, por este motivo, deu-me a pensar em um outro título que é Histórias Para Contar, explicou, soltando um sorriso de paz e amor.

Instado sobre como se sente ao ver em realizado o seu sonho, Almiro Pedro, sem rodeios disse: sinto-me que estou realizando um sonho, como já disse no princípio, sempre quis ser reconhecido pelo quilo que sei bem fazer, e contar história e tocar em outros escritos é a minha ária de referência, estou muito ansiosa, afinal será a primeiro obra minha a ser lançado internacionalmente, estou com aquele cala-friozinho sobre o corpo rrrrrsrsrssrs mais enfim, que bem produz, boas colheitas fará”.

Segundo o historiador, no momento as possibilidades não permitiram-lhe em lançar um livro em formato físico, por está via, decidiu lançar em formato PDF visual, uma vez que será por online assim não dificultará na questão de alguns meios ” valores “, tendo adiantado que prever o próximo ano, desde que tudo corra bem neste, irá o livro em formato físico. Não deixando por parte de si mesmo, disse dedicar o título a própria imaginação, pois dela lhe leva a flutuar em lugares reais. Tendo igualmente, destacado o poeta e escritor, Neucêncio Neudio Alfredo, como um homem que tanto têm por agradecer em toda vida, porque o caminho de Almiro Pedro só se tornou limpo quando dela teve a presença deste homem.

Também de outras amizades, destacou nomes como de Alfredo Chaves e Dadinho de Jesus, que, a semelhança de Neucêncio Neudio Alfredo, contribuíram tanto para se conseguir este objectivo. Para os seus pais, Almiro Pedro, não os deixou por fora e recorreu ao livro mais lido no mundo há séculos (Bíbilia Sagrada), e observou “claro que assim é dito biblicamente falando, honrar aos seus pais para que os seus dias prolonguem, desta forma, por facto de eu existir já é louvável, então eu sou muito grato por eles, pois são minhas heranças, deles, eu sou o homem que hoje está aqui”.

Apesar de estar a viver na cidade de Luanda, no município de Viana, no distrito do Zango 1, Almiro Pedro, não deixou a sua “pinta no alheio, Uíge”, a província que lhe viu a nascer e por sinal a terra de seus ancestrais biológicos, para isso, sublinhou ter orgulho da sua cidade natal (Uíge). Nascido no bairro Mbemba Ngango, periferia da cidade do Uíge, Tungo Pedro Jaime, mais conhecido no mundo da sétima arte por, Almiro Pedro, é filho de Frederico Calombi Paxe e de Rosa Jaime Agostinho. Concluiu o ensino secundário, em formação de Psicológia Educacional, igualmente, colecciona alguns cursos básicos como os de informática, técnicas de computação e inglês.

De trato fácil, Tungo Pedro Jaime é amigo de seus amigos, amoroso, calmo e carinhoso. O mesmo escritor odeia de festas, não frequenta discotecas, bem como não consume bebidas alcoólicas e nem fuma. Entretanto, a hospedaria e restaurante ZEMAN, fica localizado juntos ao Centro de Distribuição de Energia da ENDE, no Golf 2, oferecer condições de acomodação a altura, possui quartos rechiados de “água quente e fria”, “climatizados”, “televisão”, estando a custar em valores que vão dos oito (8) aos 12 mil kwanzas, por noite,e por uma hora, são 2.500 kzs, igualmente, oferece uma gama de pratos típicos de Angola, como os de funge de bombom e de milho com carne de caça, de calulu, de makayabo, apenas para citar. Um lugar convidativo e com preços a altura de qualquer cidadão, tendo um funcionamento de 24/hs por dia.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.