Ministério do interior no Uíge esclarece morte da cidadã no Kandombe-Novo

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 18/11 (Wizi-Kongo) – A delegação do Ministério do interior no Uíge, esclareceu nesta terça-feira (17), a morte da cidadã nacional, de 24 anos de idade, ocorrido na segunda-feira (16), no bairro Kandombe-Novo, periferia da cidade do Uíge, que, envolveu um agente da corporação, soube, hoje, quarta-feira, Wizi-Kongo, através de uma nota de imprensa que teve acesso.

Segue na íntegra:

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DO INTERIOR DELEGAÇÃO PROVINCIAL DO UÍGE

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA COMUNICADO DE IMPRENSA

A Delegação do Ministério do Interior no Uige informa que cerca das 16 horas, do dia 16, do mês e ano em curso, no bairro Kandombe- Novo, Município do Uíge, ocorreu um caso de Homicídio Involuntário por disparo de arma de fogo, sendo vitima uma cidadã, solteira, de 24 anos de idade, estudante, onde envolve um Agente da Policia Nacional.

O facto sucedeu no momento em que o Agente se encontrava no exercício das suas funções, no Posto policial do bairro Kandombe-Novo, Município do Uíge, tendo o mesmo notado a presença de aglomerados de vendedoras ambulantes que comercializavam produtos diversos no mercado paralelo do referido bairro, na tentativa de as dispersar, no sentido de se cumprir com o Decreto Presidencial sobre a situação de calamidade pública.

No decorrer da instigação, apareceu um cidadão supostamente demente, irmão da vítima, que se insurgiu coercivamente contra o Agente para desarmar a pistola que se encontrava em sua posse. Na tentativa de resgatar a arma, produziu um disparo que atingiu a vítima, que prontamente foi socorrida para o Hospital Geral do Uíge, onde momentos depois veio a falecer.

De realçar que o agente em causa já se encontra detido no Serviço de Investigação Criminal do Uíge para os procedimentos subsequentes junto do Ministério Público. Todavia, a Delegação Provincial do Uíge do Ministério do Interior lamenta o sucedido e reitera os mais profundos sentimentos de pesar à família enlutada, e aproveita o ensejo para exortar a população a não desacatar as autoridades e observar rigorosamente com as medidas impostas no Decreto Presidencial sobre a situação de calamidade pública.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MININT/UÍGE, aos 17 de Novembro de 2020.

O DIRECTOR

SERAFIM PANZO DOS SANTOS

Subinspector de Invest. Criminal.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.