Songo – A ponte sobre o rio Nzadi, situada nas imediações da localidade de Kiteka, a norte do município do Songo (Uíge), destruída durante o conflito armado, está a ser restaurada desde o princípio do mês pela Empresa Nacional de Pontes.
A ponte comporta 18 metros de comprimento, quatro de largura e capacidade para 40 toneladas,
O encarregado da obra, Conceição Bernardo António, disse hoje (sexta-feira) à Angop que os trabalhos estarão concluídos dentro de duas semanas.
A administradora municipal do Songo, Adelina Figueiredo Pinto, que visitou as obras, disse ter constatado com satisfação um ritmo acelerado da obra, acrescentando que foram colocados os encostes e tabuleiros e garantiu que dentro de pouco tempo a população poderá beneficiar deste bem social.
Adelina Pinto enfatizou que a conclusão do empreendimento vai restabelecer a ligação da sede municipal do Songo às restantes localidades da circunscrição, bem como de algumas aldeias do vizinho município do Bembe, que percorriam longas distâncias para chegarem a região do Penda atravessando o rio por meio de uma ponte artesanal.
Sendo uma região com terra totalmente arável, prosseguiu a gestora municipal, a ponte vai possibilitar o escoamento de produtos das localidades de produção para áreas de comercialização.
O município do Songo é um dos 16 que compõem a província do Uíge, com uma região territorial de dois ml 800 quilómetros de extensão, distribuídos por uma comuna, 13 regedorias, 81 aldeias, contando com uma população de 62 mil 362 habitantes, segundo os dados do Censo de 2014.
Via Angop
Deixe uma resposta