Uíge – Duzentos mosquiteiros tratados com insecticida de longa duração foram entregues hoje, quinta-feira, à população da aldeia Tomacuisa, arredores da cidade do Uíge, durante uma campanha de assistência médica integrada da Direcção Municipal da Saúde.
Segundo o chefe municipal da saúde pública, Malungo Afonso, à acção de distribuição de mosquiteiros as comunidades está a ser realizada em colaboração com o Programa da Saúde Pública e o de Controlo de Endemias, com vista a reduzir o número de mortes por malária nos bairros.
No rastreio, realizaram-se ainda testes de malária em 147 pessoas, com 80 casos positivos e 67 negativos, enquanto 165 consultadas em outras doenças receberam medicamentos essenciais para tratamento e 140 pessoas foram vacinadas contra tétano.
Nesta campanha, que envolveu 20 elementos, entre médicos, técnicos de enfermagem e laboratório, entre outros profissionais, as autoridades sanitárias fizeram ainda a fumigação em 165 casas e distribuiram cinco mil e 140 comprimidos para o tratamento de água.
Aldeia Tomacuisa, situada a cerca de 20 quilómetros a sul da cidade do Uíge, possui uma população estimada em 568 habitantes, na sua maioria camponesa, que se instalada na localidade a partir de 2009.
Via Angop
Deixe uma resposta