Porque HOLDEN ROBERTO abandonou o ELNA depois do KIFANGONDO?

O ELNA perdeu a batalha para a conquista do poder em Luanda, não só por causa dos “Mona Caxito” instalado no Morro de Kifangondo, mas também a sorte nâo estava ao seu lado, não sei se é por vontade de Deus ou de Karl Marx ou ainda de Lénine !

A batalha para controlar o poder depois de independência, não começou no Kifangondo, mas no Caxito ( Holden participa com as armas nas mãos), onde o ELNA tinha conseguido derrotar as FAPLA, 20 dias antes do Kifangondo, se continuasse, chegaria em Luanda sem dificuldades. Mas um impreviso impediu a progressão: a falta de combustível! No momento que se esperava o combustível, o MPLA reforça a sua Nona Brigada que se instalou no Kifangondo para barrar a “route” dos maquisards da FNLA apoiados por tropas zairenses. Como objectivo era mesmo de impedir o MPLA proclamar a independência, Holden manda o ELNA, sem observar as regras militares, marchar para Luanda no mesmo momento que se preparava celebrar a independência, nos dias 10 e 11 de Novembro de 1975. Conhecemos os resultados.

Por incrível que seja, Holden nem previu um plano B, o que surpreendeu mesmo os comandantes do MPLA que hesitavam perseguir os guerrilheiros momentos depois da derrota. As FAPLA conseguiram chegar até Zombo sem encontrar resisitência, se ignorarmos a “acrochage” de Ki Soba Nanga na Damba que permitiu a captura dos mercenários comandados pelo célebre Callan.

Mas os comandantes do ELNA conseguiram reorganizar certas unidades, continuaram, com muito sucesso, com a guerrilha, recuperando quase a maioria das comunas do Uíge e do Zaire. A própria capital do Uíge estava praticamente sediada, nos fins dos anos 70 e princípios dos anos 80, do século passado. Nâo se podia viajar para Quitexe ou para Songo sem escolta.

As FAPLA tentam, varias vezes sem sucesso, desalojar o ELNA no Kapuku, Songo e Kimbele. Os guerrilheiros comandados pelos chefes do ELNA como Buaka Meso, Noé, Nsumbu, Afamado, Ambassy, Sony Avelino, Bwatu, vâo resistir até quando os seus supostos dirigentes, Pinnock, Vaal Neto, Barreiro e Tonta, os ordena de cessar o fogo sem glória.

Ao longo de 8 anos de resistência, Holden nem revindicou o sucesso dos seus guerrilheiros no terreno, por razôes que se desconhece. O Comira que foi criado sem o seu consentimento, chegava a reivindicar tímidamente certas batalhas ganhas por ELNA, com a finalidade de negociar a integração dos seus chefes no MPLA deixando abandonado os seus guerrilheiros.

O ELNA, como principal guerrilha na luta contra ocupaçâo colonial, foi sacrificado pelos políticos.

Deveriam ser homenageados!

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.