Por Alfredo Dikwiza
Uíge: Um professor afecto ao Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge (ISCED), de 49 anos de idade, foi detido nesta sexta-feira (23/02) em flagrante delito pelo Serviço de Investigação Criminal/SIC, numa das hospedarias nos arredores da cidade do Uíge, através dos crimes associados de assédio sexual e corrupção passiva.
Trata-se do docente Matiaba Lubelo, que neste momento encontra-se detido nas celas do Serviço de Investigação Criminal, que, cobrava aos estudantes 20.000, 00 (vinte mil kwanzas) para permitir a passagem na disciplina que lecciona, bem como para as mulheres procedia o assédio sexual com a mesma finalidade (aprovar).
A informação da detenção do professor foi avançada ao Wizi-Kongo, hoje, terça-feira, pelo porta-voz do SIC, subinspector de investigação criminal, Zacarias Fernando, que, apesar de não dizer o curso e a disciplina que o docente lecciona, explicou que, a detenção do mesmo procedeu-se por via de uma denúncia de uma das suas vítimas, no caso, uma estudante.
“ O professor terá instrumentalizado os seus intentos a uma estudante e, essa por sua vez, não concordou com essa prática, denunciou-o aludido e a detenção ocorreu em flagrante delito numa das hospedarias da cidade do Uíge”, sublinhou.
Segundo o porta-voz, disse que, as informações apuradas pelo SIC dão conta que, o acusado abusando da autoridade resultante de uma relação de domínio ou da cadeira que lecciona, procurou constranger os estudantes daquela instituição de ensino a praticar actos sexuais ou pagar valores na ordem de 20 mil kwanzas, em contrapartida permitir a passagem na disciplina que lecciona.
Este portal, teve a gentileza de manter contacto com a direcção do Instituto Superior de Ciência de Educação local, com vista a ouvir a versão dos factos que envolve o seu funcionário, infelizmente, não obteve sucesso. Entretanto, este portal soube que, além do professor detido, existem outros docentes mergulhados na prática de venda de notas e assédios sexuais.
Deixe uma resposta