Uíge – Quinze pessoas morreram de cólera, nos últimos dez meses, na província do Uíge, dos mil e 55 casos desta doença registados na região, disse a directora do Gabinete Provincial da Sáude, no Uíge, Madalena Diogo.
Segundo a responsável, de Dezembro de 2017 a Junho do presente ano, foram registados pelas autoridades sanitárias 899 casos, tendo provocado treze óbitos. Já em Setembro do presente ano, com o ressurgimento da doença, registou-se até a presente data, 156 casos e dois óbitos, totalizando os 1.055 casos.
Avançou existirem equipas criadas para o combate da doença e que estão a mobilizar, em campanhas, a população nos bairros periféricos para o reforço de medidas de prevenção com vista a estancar-se a cólera.
“A comissão técnica provincial e comunitária de luta contra as epidemias tem desenvolvido esforços através de sessões de sensibilização e palestras, reuniões comunitárias, distribuição de comprimidos para água, desinfestação de cacimbas e reabilitação de fontenários “, disse Madalena Diogo.
Reiterou a necessidade do reforço das medidas de prevenção nas comunidades.
Os bairros Caquiuia, Orlando da Fonseca, Bem vindo, Candombe-Novo e a aldeia Kibianga, todos no município do Uíge, continuam a liderar o epicentro da doença, ao nível da província.
Via angop
Deixe uma resposta