Por Sebastião Kupessa
Randy Nteka, nascido a 6 de dezembro de 1997 em Paris, é um futebolista angolano que joga como atacante no clube espanhol do Rayo Vallecano. Seus pais são angolanos residentes na França.
Início profissional
A sua carreira profissional arrancou na ESA Linas-Montlhéry na França, antes de tentar a sua sorte na Espanha, no CD Betis San Isidro. Mais tarde se juntou ao Rayo Vallecano, onde permaneceu por alguns meses, antes de assinar com o CF Fuenlabrada, que evoluiu na terceira divisão.
O CF Fuenlabrada sobe na segunda divisão espanhola e Nteka estreia-se no dia 17 de agosto de 2019, na primeira jornada da temporada 2019-2020 contra o Elche CF. Ele é titular e sua equipa ganhou naquele dia por 2-0.
Após a temporada 2019-2020, em que se destacou como um dos melhores elementos da sua equipa, vários clubes solicitaram a sua transferência no verão de 2020, como o SCO Angers ou ainda vários clubes da Premier League inglesa, mas o jogador preferiu permanecer na Espanha. Começou a temporada 2020-2021 marcando dois gols nos dois primeiros jogos, contra o CD Lugo em 13 de setembro de 2020 (vitória por 2-0 do Fuenlabrada) e 20 de setembro seguinte contra o UD Las Palmas (3-3). Apesar da mudança de treinador (José Ramón Sandoval é demitido durante a temporada), Nteka continua seu progresso sob as ordens de José Luis Oltra, que lhe dá as chaves para o ataque de Fuenlabrada.
Contratado por Rayo Vallecano
Em 28 de julho de 2021, Randy Nteka foi contratado pelo Rayo Vallecano, recém promovido à primeira divisão. Ele assinou um contrato de cinco anos, onde descobriu finalmente a Liga, jogando sua primeira partida em 15 de agosto de 2021 contra o Sevilla FC. Ele é titular e a sua equipa perde por três golos a zero. Ele marcou seu primeiro golo na Liga em 29 de agosto de 2021, contra o Granada CF. Ele foi titular naquele dia e sua equipe venceu por quatro golos a zero.
De Segurança de estádio para a Liga, a história incrível de Randy Nteka
A sua história é digna de romances de aventura, o atacante franco-angolano brilha no Rayo Vallecano, equipa surpresa da presente temporada na “La Liga”, um sonho impossível concretizado!
Muito perto de abandonar o futebol aos 19 anos, Randy Nteka deixou os seus subúrbios parisienses para se mudar para “Um sonho acordado”. Muito perto de abandonar o futebol aos 19 anos, Randy Nteka deixou os seus subúrbios parisienses para se mudar relutantemente para Madrid, onde se meteu em problemas, aceitando até um emprego como segurança de estádio num clube regional. Actualmente, explode no Rayo Vallecano que ocupa a quarta posição, sob a égide de Radamel Falcao.
Tudo começou em 2016, quando um agente abordou o jovem jogador que então jogava na DSR Sub-19 em Linas-Montlhéry, nos subúrbios de Paris. “Quando o agente me contata, não estava muito interessado. Francamente, já não pensava muito no futebol. Eu já estava procurando pequenos empregos para começar a trabalhar. Mas meu pai não virou a página. Sempre que havia uma pequena chance, ele queria que eu tentasse. Então, quando o agente me contacta, ele me obriga a aproveitar a oportunidade, é agora ou nunca”, disse Randy Nteka à Agência France Press.
Randy Nteka é selecionado para Palancas Negras
Apesar de nascer na França, Randy Nteka nasceu de pais angolanos, o que lhe dá possibilidade de solicitar a nacionalidade dos seus progenitores. Entre a França e Angola, tinha uma escolha para jogar entre ambas selecções nacionais de futebol. Provavelmente aconselhado pelos pais, Nteka não hesitou aceitar a solicitação do treinador Pedro Gonçalves para jogar na selecção nacional de Angola. Estreou como titular contra Eswatini, onde Angola por uma bola a zero.
Os pais do Nteka são naturais da provnícia do Uíge, no município da Damba.
Deixe uma resposta