Uíge – Pelo menos 250 salas de aula são necessárias no município de Kimbele, que dista a 261 quilómetros da sede capital da província do Uíge, para fazer face à demanda, subsequentemente à cobertura da rede escolar da circunscrição.
Em declarações hoje à Angop, o director municipal da educação de Kimbele, Afonso Bernardo, disse que das 124 escolas existentes no município, para os três níveis de ensino (primario, I e II ciclos do ensino secundário), apenas 17 são de construção definitiva.
Segundo a fonte, quatro mil alunos que terminaram nos anos anteriores o I ciclo nas localidades onde não tem o II ciclo, na comuna do Icoca e certas regedorias, não têm como continuar os seus estudos.
Afonso Bernardo que enalteceu igualmente o esforço do governo na construção de infra-estruturas escolares no município, realçou que algumas escolas estão ainda a serem construídas e outras concluídas, mas não apontou números.
No município de Kimbele funcionam 124 escolas (119 primárias, duas para I ciclo e três para II ciclo), tendo sido matriculados mais de 49 mil alunos no presente ano lectivo, que estão a cargo de mil 68 professores.
O município do Kimbele, potencialmente agrícola, tem uma população de 129.396 habitantes (censo de 2014), distribuídos e 299 povoações e três comunas.
MPLA quer redinamizar agricultural familiar no Kimbele
Uíge – O primeiro secretario provincial do MPLA no Uíge , Paulo Pombolo, afirmou hoje, sexta-feira, na vila do Quiimbele (Uíge), que o seu partido pretende redinamizar a agricultura familiar.
Paulo Pombolo, que falava num comício naquela localidade, no âmbito da campanha eleitoral em curso no país, precisou que o MPLA propõe uma agricultura mecanizada virada para o mercado e que produza em ‘grande escala’ para o consumo interno e exportação.
O secretário do MPLA destacou igualmente no programa de governo do seu partido, a redinamização dos sectores da educação, saúde, reabilitação das vias de comunicação, entre outros.
Sobre a educação, disse, o MPLA pretende aumentar salas de aula, melhorar as condições sociais e recrutar novos professores.
O programa de governação do MPLA privilegia para os próximos cinco anos o desenvolvimento do país, consolidação da paz e democracia, enfatizou.
Sobre o Quimbele, município que dista 261 quilómetros da cidade do Uíge, Paulo Pombolo disse que o MPLA pretende apetrechar o hospital regional, em obras, construir mais escolas e melhorar as condições de circulação entre as comunas de Quimbele.
O município de Quimbele tem uma população eleitoral avaliada em 49 mil 239 eleitores.
Via Angop
Deixe uma resposta