Bungo – A secção municipal da Família e Promoção da Mulher no Bungo, 81 quilómetros a norte da cidade do Uíge, registou de Janeiro a Setembro corrente ano, 11 casos de violência doméstica, contra 10 em relação a igual período anterior.
Os dados foram avançados hoje, terça-feira, à Angop, pela responsável da referida secção, Eusária da Graça Mangoma, tendo explicado que os casos foram caracterizados em abandono familiar (6), agressões físicas (4) e um caso de violação de menores.
Referiu que as aldeias do Hinda, Gombe, Quimbo e a sede da vila, com o mesmo nome (Bungo), são tidas como os locais que apresentam maior número de casos.
Acrescentou que no mês dedicado à mulher rural (Outubro), igualmente foram registados dois casos de violência, entre os quais, um caso de violação de menor e outro de abandono familiar.
Segundo a fonte, no âmbito da comemoração do mês da mulher rural, a secção municipal da Família e Promoção da mulher local, realizou actividades junto das mulheres como a aderência ao crédito salário, actualização do registo eleitoral e o papel da parteira tradicional.
Eusaria Mangoma disse igualmente que foram realizadas palestras sobre o contributo da mulher rural nos desafios da diversificação da economia, resgate dos valores morais, culturais e cívicos e combate contra a violência doméstica na família, assim como campanhas de limpeza nas artérias da sede da vila.
Solicitou às famílias no sentido de consolidar o amor ao próximo junto das comunidades e no seio das residências, com vista a evitar e diminuir os casos de violência doméstica ao nível da circunscrição.
Via Angop
Deixe uma resposta