As ruas do casco urbano do município do Puri, na província do Uíge, vão beneficiar de obras de terraplanagem, asfaltagem e sinalização vertical e horizontal, a partir do próximo ano, no quadro do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). Ao todo serão restaurados cinco quilómetros, assim como os espaços verdes, visando melhorar a imagem da vila, segundo a administradora Delfina António Henriques.
A governante assegurou que as condições básicas para o arranque das obras estão criadas, aguardando-se apenas pela disponibilização das verbas.
“Para assegurar os trabalhos, foi apurada, num concurso realizado há tempos, uma empresa construtora chinesa. Estamos confiantes, sem medo de errar, que vamos melhorar a imagem da vila”, afirmou.
Delfina Henriques avançou que dentro do PIIM, o município vai ganhar também outras obras, como a construção de três escolas, sendo uma com 12 salas de aula, na sede do município, duas com sete salas de aula cada, nas aldeias de Tomessa e Calumbo.
A conclusão da escola para o magistério primário, a construção de um centro materno-infantil e a melhoria dos jardins e do saneamento básico da vila constam, também, das empreitadas programadas.
Enquanto se aguarda a verba do PIIM, disse, no quadro do Programa de Combate à Fome e à Pobreza, a administração está a reabilitar duas vias terciárias, com 37 quilómetros cada, que ligam a sede do município às regedorias do Cassinga e Quisseque Lulovo, na fronteira com o município de Cangola.
A administradora avançou que está também em curso o processo de conclusão e apetrechamento de várias obras inacabadas, como escolas, postos e centros de saúde, mercados rurais e pontes. “A produção agrícola está a crescer, os camponeses produzem vários produtos em grande escala, por isso as vias de acesso têm que ser melhoradas”.
Via JA
Deixe uma resposta