Santa Rita FC “belisca” corrida ao título do 1º de Agosto

Uíge – A equipa do Santa Rita FC beliscou hoje, domingo, nesta cidade, a pontuação da corrida ao título do 1º de Agosto, depois de um empate a uma bola, em jogo da 23ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola2017.

Distanciados em 35 pontos, à entrada deste desafio, os “militares do rio seco” eram tidos como favoritos na conquista dos três pontos, mas ao cabo dos 90 minutos, o resultado fixou-se por 1-1, com golos apontados nas duas etapas do desafio, por Rambé e Liliano (31 e 51 minutos).

A primeira oportunidade de golo pertenceu aos forasteiros, a partir do quarto minuto, numa jogada iniciada do lado direito, por Nelson, que descobriu Guelor à entrada da grande área, mas este, em posição privilegiada, não deu o melhor seguimento do lance para o avançado Rambé facturar.

Dois minutos depois, o guarda-redes Manucho (Santa Rita) foi socorrido pelo posto direito da sua baliza, após um remate a meia volta à entrada da grande área do estremo direito do 1º de Agosto, Nelson da Luz.

Hélder Teixeira, treinador dos “católicos” inconformado com as brechas constantes que os seus jogadores davam ao 1º de Agosto, levantou-se do banco e passou a palavra dentro do campo, assim, aos nove minutos, o avançado Liliano na condução de uma joga individual por um pouco chegou ao golo, se não fosse, o corte antecipado do central miloitar, Sargento.

Aos 15 minutos, Aires, lateral esquerdo do Santa Rita FC, numa condução aceitável com a bola controlada passou por Vado e Medá, mas na dobra foi derrubado em falta por Bobó e na cobrança do mesmo lance por Mavumbu (Santa Rita), o guarda redes Nunu (1º de Agosto) aplicou-se ao fundo e com a palma da mão afastou a bola da sua jurisdição.

Na jogada seguinte, Natael (1º de Agosto) isento de marcação no lado esquerdo à entrada da grande área dos católicos, ganhou a linha do fundo e com um cruzamento milimétrico, o avançado Rambé quase chegou ao golo, mas a bola passou a escassos centímetros do posto direito da baliza de Manucho (Santa Rita).

Aos 20 minutos, numa jogada de laboratório conduzida pelos donos de casa Nando, Gazeta e Aires, este último descobriu Liliano na pequena área, o mesmo avançado controlou a bola e com a baliza aberta rematou para fora, deixando desiludido a equipa técnica, adeptos e não só.

Na etapa posterior, os visitantes inauguraram o marcador através do avançado Ramabé, após ser assistido por Vado, numa desatenção clara dos defesas Simão, Gozila e Aires.

Na jogada seguinte, Ibukun, médio dos “militares” aproveitando-se de um ressalto de bola à entrada da grande área, desferiu um remate forte e a bola saiu por cima da baliza a poucos centímetros, outro falhanço dos forasteiros foi protagonizado por Bobo aos 54′, mas este valeu a atenção do guarda-redes Manucho (Santa Rita), que anulou o cabeceamento do defesa militar.

No reatamento do jogo, Hélder Teixeira, movimentou as peças e retirou de campo Mavambu dando lugar a Candú, com vista a dar maior consistência ao sector do meio campo, por ser o local onde os católicos perdiam muito as bolas para o 1º de Agosto.

O treinador certo na abordagem do jogo, aos 51 minutos, a passe do médio Nando, o avançado Liliano, igualou a partida (1-1), depois de ofuscar a tentativa de saída com a bola para o ataque dos visitantes.

Depois do golo da igualdade (1-1) a história do jogo mudou por completo, o Santa Rita FC tomou iniciativa do encontro, ante um campeão em título que ressentiu em demasiada o golpe sofrido, assim, aos 60 minutos, numa só sentada Jovic Dragan, treinador do 1º de Agosto, colocou em campo Bua e Diogo, em substituição de Medá e Macaia.

Apesar da entrada de Bua e Diogo, ainda assim, foram os donos de casa que estiveram perto de 2-1, através de Candú, que rematou colocado à entrada da grande área, mas a bola saiu para fora, numa altura em que o guarda-redes Nunu (1º de Agosto) já não tinha hipótese para impedir o golo entrar.

Na jogada seguinte, isto é, aos 77 minutos, outra vez, os “católicos” viram a bola passar por escassos centímetros da baliza de Nunu, após Finidy ter rematado com violência fora da área.

Desta, o capitão do Santa Rita, Gazeta, viu o guarda-redes Nunu negar-lhe o golo e no contra-ataque, o avançado guelor (1º de Agosto), igualmente, ficou há centímetros do golo, mas na altura do remate a bola foi intersectada para canto por Simão, na cobrança do mesma lance, não resultou efeito desejado.

A entrada de Iniesta (Santa Rita), aos 84 minutos, veio galvanizar mais os caseiros, fruto desta investida, aos 90’+5, Iniesta iniciou uma jogada do lado direito, passou-a para Nando e este para Sawu, que voltou a colocar a bola na pequena área para Nando apenas empurrar o esférico para o fundo da baliza e concomitantemente (fechar o cachão), mas o mesmo jogador na lentidão e mesmo com a baliza aberta, viu o defesa Bobo a tirar-lhe o “pão da boca”.

Com este empate, o Santa Rita elevou a pontuação para 16, mas continua na última posição, numa prova liderada pelo 1º de Agosto, com 51 pontos, menos um em relação o seu arqui-rival, o Petro de Luanda.

 

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.