Três mil toneladas de arroz vão ser colhidas na campanha agrícola de 2017/2018, numa área de 500 dos 700 hectares previstos, na Fazenda Cofergepo, localidade de Lusseluia, município de Sanza Pombo.
Em relação à última colheita, segundo o técnico de produção da fazenda, Paulo Martins Vieira, que falava à margem de uma visita à granja pelo governador da província, Pinda Simão, prevê-se um aumento de 800 toneladas.
Além da produção de arroz, a fazenda está igualmente a cultivar milho e tem já preparado, para esta época do ano, uma área de 600 hectares.
O projecto conta com dois silos, sendo um com capacidade para armazenar mil e 300 toneladas de milho e outro para 10 mil toneladas de arroz.
“Um dos silos está cheio com 2.200 toneladas e espera o processamento”, frisou, acrescentando que a fazenda possui também uma fábrica com a capacidade de processar 18 mil toneladas de arroz/hora.
Paulo Vieira anunciou que começa, a partir do próximo ano de 2018, a ser implementado o projecto de produção de café, que vai ocupar uma área de 500 hectares.
Para o efeito, a partir de primeira quinzena de Janeiro de 2018 começa o desmantelamento da área que vai servir o cultivo de café. Numa primeira fase, está previsto café robusto.
“A fazenda vai ter uma área de ensaio para determinar qual é a variedade de café que se vai adequar com os solos do nosso campo”, esclareceu o técnico.
A fazenda aposta também na produção animal, tendo actualmente 78 vitelos desmamados e 400 bezerros ainda não desmamados e mil e 830 cabeças de gado bovino.
A fazenda COFERGEPO, município do Sanza Pombo, dista a aproximadamente 144 quilómetros a nordeste da cidade do Uíje, conta com 53 trabalhadores.
Via JA
Deixe uma resposta