Saúde no Uíge traça estratégia para prevenção contra o Ébola

Uíge – Os órgãos do Ministério da Saúde no Uíge promoveram, segunda-feira, um encontro estratégico provincial com os membros da equipa multissectorial de combate às endemias, para definir as medidas de prevenção a Ébola, doença que assola a vizinha República Democrática do Congo (RDC).

No encontro, os técnicos abordaram matérias ligadas a biossegurança, sistema de vigilância epidemiológica, sensibilização da população sobre medida de prevenção no manejo de doentes com Ébola e possíveis casos de óbitos, buscas activas, pontos focais de informações para precaver a situação, comunicação de riscos à nível das localidades limítrofes com a RDC, entre outros assuntos.

O chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Higiene da Direcção Nacional de Saúde Pública, Eusébio Manuel, informou que entre os temas esteve também a prevenção da doença nas fronteiras com o Congo Democrático, daí a preocupação do Ministério da Saúde em organizar uma equipa multissectorial para o Uíge, composta por técnicos de saúde, protecção civil e bombeiros, veterinários e outros especialistas.

Segundo o responsável, a medida surge da necessidade de preparar–se os técnicos de vários sectores sociais para se prepararem, com as medidas adequadas à intervenção a qualquer eventualidade do aparecimento de casos do género, sobretudo nos municípios fronteiriços, pelo que cada um está a aprofundar os conhecimentos de acordo com a intervenção da sua área de formação.

Eusébio Manuel, que encontra-se na província em missão de serviço, anunciou ainda que actividade do género realizou-se também  em sete provinciais de Angola fronteiriças com a RDC e consideradas de risco, nomeadamente no Uíge, Cabinda, Moxico, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Zaire e Malange.

A propósito, a Directora do Gabinete da Saúde no Uíge, Madalena Angelina Diogo, manifestou à sua satisfação pelo gesto do ministério, o que permitirá com que os médicos, directores municipais, supervisores províncias e municipais e técnicos de saúde locais aprimorem os seus conhecimentos.

O encontro é uma iniciativa do Ministério da Saúde em colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para avaliar o risco nos possíveis pontos de entrada da doença e o estado de preparação e resposta dos governos províncias na prevenção do Ébola.

Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.