CRIMINALIDADE NA CIDADE DO UÍGE PREOCUPA O BLOCO DEMOCRÁTICO.

SECRETÁRIO DO BLOCO DEMOCRÁTICO NO UÍGE, PREOCUPADO COM A SITUAÇÃO DE CRIMINALIDADE NO MUNICÍPIO SEDE.

Por Nkemo Sabay

Uíge, 9/04 (Wizi-Kongo) – Em declaração ao Wizi-Kongo, Diavova Salvador dos Santos Gaspar,  secretário provincial do Bloco Democrático (BD) preocupa-se à situação de segurança a nível da província, em particular, a cidade do Uíge.

“É preocupante, dado o elevado número de assaltos e violações que se vêm verificado nas artérias da cidade-capital e bairros periféricos, factos esses que vão sendo constatados todos os dias, muitos deles sendo à luz do dia. É notório o clima de insegurança entre as populações dos bairros Kandombe-Velho, Kijima, Mongo-a-Liema, Mbemba Ngangu, Gai, Kakole e tantos outros, onde os relatos de assaltos, violações e outras formas de criminalidade, são frequentes”- afirmou o político.

O dirigente do BD na província do Uíge salientou ainda que “no Kakole, por exemplo, há uma vala que tem sido o epicentro dos assaltos, principalmente à noite e nas épocas chuvosas”.

Salvador dos Santos aconselhou ser imperial que, não se ataque às consequências, mas as causas em si, estas que na sua visão, passa por programas que visam à formação massiva dos jovens, a sua inclusão nas políticas de empregabilidade e outras semelhantes.

E concluíndo, lamentou que o actual governo não demonstra qualquer vontade em resolver esse e outros problemas que preocupam a população da província.

O BD foi fundado em 2010, actualmente tem como presidente o doutor Filomeno Vieira Lopes, participou do último pleito realizado em agosto de 2022, na plataforma Frente Patriótica Unida (FPU), onde elegeu 05 deputados. Em 2017, coligou-se na CASA-CE, onde elegeu um deputado.

É um partido político legal, registado no Tribunal Constitucional, pelo Despacho nº 34/TC/2010, do seu Juiz Presidente, datado de 20 de Outubro de 2010. Ressalta das suas linhas programáticas, a defesa da Democracia e da Justiça Social, sendo seu objectivo maior “Fazer de Angola uma potência económica de dimensão atlântica para enriquecer os angolanos”, instaurando um regime de liberdade, num Estado Social de Direito. Estando numa aliança com a UNITA e PRAJA que resultou na FPU. No Uíge, está representado por um secretáriado provincial, um secretáriado municipal eleito em assembleia e nos restantes municípios existem representantes que brevemente vão realizar as suas assembleias municipais.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.