Por Silvino Fortunato
Pelo menos oito sedes municipais da província do Uíge começam a ser electrificadas, em breve, a partir da estação de Lucala, no Cuanza-Norte, que recebe energia eléctrica das barragens de Capanda e Laúca.
O governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, que anunciou, sábado (19), o facto, na vila do Bembe, avançou que se trata das sedes municipais da Damba, Puri, Songo, Mucaba, Kitexi, Ambuila, Bembe e Bungu.
Esse projecto consta na programação do Executivo, nesta segunda fase de electrificação das sedes municipais, cujos trabalhos preparatórios estão muito avançados, garantiu.
José Carvalho Rocha adiantou estar-se a trabalhar, agora, na finalização das questões administrativas, após que se obtiveram as necessárias autorizações das estruturas centrais do Executivo. “Depois de vencermos essa parte administrativa, anunciaremos o momento do arranque técnico dos trabalhos”, garantiu o responsável, durante a reunião do Governo local, que analisou a situação da manutenção de estradas, combate às ravinas, execução do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), entre outros assuntos.
José Carvalho da Rocha acrescentou terem já encontrado, através de concursos públicos, as empresas que vão levar a cabo as empreitadas, numa altura em que falta apenas discutir os contratos.
O governador informou que o processo de electrificação dos municípios do Uíge está dividido em três fases, sendo que, segunda etapa, vai abranger as oito sedes municipais e localidades próximas destas.
Para a terceira fase de electrificação, avançou que já começaram a vender os cadernos de encargos, para permitir trabalhos a nível das sedes de Quimbele, Milunga, Sanza Pombo, Buengas e Alto Cauale (Cangola).
Actualmente, as sedes municipais do Uíge, Negage e Maquela do Zombo são as únicas localidades da província que recebem energia eléctrica das centrais hidroeléctricas de Capanda e Laúca, a partir da estação eléctrica do Lucala.
Via J.A
Deixe uma resposta