Por Alfredo Dikwiza
Uíge, 20/07 (Wizi-Kongo) – Songo, um dos municípios da província do Uíge, localizado a 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, vai ganhar brevemente uma morgue, que comporta seis gavetas, para, igual número, a capacidade de conservação dos mortos, constatou hoje segunda-feira o Wizi-Kongo no hospital municipal local.
Decorrem no momento os últimos retoques para que dentro de dias entre em funcionamento, mas sem uma data precisa. Entretanto, o Wizi-Kongo constatou ainda que o trabalho de canalização já está feito, a instalação eléctrica também está garantida, através do grupo gerador, cuja capacidade do mesmo “gerador” forneceremos nas próximas reportagens.
Assim, com a entrada em funcionamento desta morgue, doravante os familiares de alguns falecidos deixarão de transportar os corpos de seus ente-queridos até a cidade do Uíge, bem como o enterro urgente de óbito por falta de condições de transportação de cadáver a morgue do Uíge, como se venha assistindo até a data presente.
Songo, é um município da província do Uíge, constituído pela comuna-sede, correspondente à cidade de Songo e pela comuna de Kivwenga (localizado a 42 quilómetros a norte da sede municipal/Songo). Porém, Songo, possui 2.800 quilómetros de extensão, distribuídos em duas comunas (Songo e Kinvwenga), 13 regedorias e 81 aldeias, concretamente, habitados por 71 mil e 515 pessoas.
Deixe uma resposta