“Sucatas” com dias contados na cidade do Uíge

Por Alfredo Dikwiza

Uíge – A administração municipal em parceria com a Polícia Nacional deram um últimato de 15 dias aos proprietários de “sucatas” que se encontram estancionados em diversas ruas da cidade do Uíge, sede capital da província, com o mesmo nome.

A medida surge no sentido de dar uma imagem lucida no centro da cidade, capaz de atrair qualquer que seja visitante, bem como deixar de orgulho os respectivos moradores desta urbe, uma vez que os carros estacionados nas ruas, muito deles estragados, costumam causar uma mã imagem aos olhos de quem passa.

Realmente, nota-se um número elevado de viaturas de carros sucatas parados de um lado para o outro, tudo porque na maioria dos prédios da cidade do Uíge, não possuem mais espaços para estacionar as viaturas, já que os espaços antes existes, neste momento, foram todos consumidos pelas fezes e águas de fezes que ai escorrem dia-a-dia, dai os moradores destes prédio fazerem das ruas e passadeiras os destinos de seus moveis.

Para o efeito, os fiscais da referida administração(Uíge), divididos em diversos grupos nas demais ruas para em louco ver os carros parados há tempos e, em seguida coloca-lo uma folha A4 com letras garafas nos seguites dizeres “RETIRA ESSA VIATURA”, sem poupar ou escolher individualidades de ” peso pesados na sociedade” local. Com isso, os carros visados ainda que poerado e sujo esteja, estejam consegue ver-se mesmo a distãncia através da folha branca que neles estão a ser colados com todo prazer, vontade e de graças na parte da frente, trazeira ou na porta do motorista e do pindura.

O que eles (fiscais) não devem ter ainda descoberto é, que alguns proprietários de tais viaturas, logo que os fiscais colam a folha, em seguida tiram-na e com uma escova, água, omo e cromos dão brilho ao seu pertence e alguns tendem trocar os pneus furados, para darem a entender que o carro se encontra em condições boas e que o seu estancionamento ai e acula é, apenas uma questão temporária, uma clara demonstração de rebeldia. Ao wizi-kongo, fontes ligadas a administração e a Polícia Nacional declararam hoje, domingo, nesta cidade, que quem não retirar a sua viatura no tempo estabelicido, as duas entidades responsabilizarão em retirar destes lugar as mesmas viaturas e encaminha-las em uma área já existente, sob cuidados deles.

“As pessoas humildes já iniciaram a retirar as suas viaturas logo que viram os comunicados, para estes, estamos agradecidos pela colaboração com as autoridades e esperamos que os demais minicipes sigam o mesmo exemplo, contribuindo assim, de certo modo, naquilo que se pretende pôr em prática nos próximos dias”, agradeceu um responsável da administração, cujo nome pediu que não fosse citado.

Carlos de Brito Fernandes depois de louvar a iniciativa da administração e da Polícia Nacional, em retirar os carros estragados nas ruas da cidade, avançou que as sucatas paradas nas ruas da urbe, costumam causar alguns constragimentos aos automobilistas e piões, assim como retirar a imagem da cidade, que por sinal precisa estar diferente, em relação aos bairros.

” Fala-se muito e boas ideias também são apresentadas, a semelhança desta, agora esperamos que eles põem em prática essa ideia e quem não obedecer que seja responsabilizado pela sua incompreensão”, argumentou, Luís Fwuakenda. Apesar da proibição na entrada de carros já usados em Angola, decreto tornado público, em 2012, nem com isto afectou boa parte dos uigenses comprarem os novos carros, o que leva a província continuar a registar floxos de carros ano a ano.

Wizi-Kongo

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.