Por Alfredo Dikwiza
Uíge, 25/02 (Wizi-Kongo) – Uma tournée denominada “360 graus”, de iniciativa dos activistas de Luanda (Gangsta, Nsisa, Pick Nguadiakasi e outros), em parceria com a associação cientifica filantrópica “Triângulo do Conhecimento” do Uíge, realizarão, no dia 6 de Março do ano em curso, na cidade do Bago Vermelho, uma palestra que vai debater a corrupção e as bases da falência do Estado angolano, no Uíge.
Igualmente, a mesma palestra reserva temas como a “visão da juventude no combate a impunidade” e a “importância da imprensa na democracia”, cuja realizar-se-á no Cine Ginásio, na rua do Comércio, centro da cidade do Uíge, com início às 9 horas, entradas gratuitas e uso de máscaras faciais indispensáveis, adiantou, hoje, quinta-feira, em exclusivo ao Wizi-Kongo, o activista, Jerónimo Nsisa.
Na mesma vertente, em entrevista ao Wizi-Kongo, o jurista Joaquim António, um dos responsáveis da associação científica filantrópica Triângulo do Conhecimento, depois de confirmar a realização da mesma palestra “dia, hora e local”, frisou ser uma expressão e participação da cidadania muito mais ampla, tendo em conta o objecto da sua actuação. Porém, lembrou que, a sua organização, ficou algum tempo paralisada sem levar acabo algumas actividades, em função da problemática da covid-19.
“É um tema interessante que visa despertar a sociedade e que nortenha uma situação bastante importante no término do quinquénio 2017/2022, por isso, falar da corrupção e falar da imprensa, por ser o quarto poder para qualquer Estado, é, importante procurar avaliar se a imprensa costuma trabalhar de certa maneira na consolidação da democracia ou não”, reforçou, Joaquim António.
Segundo ele, o objectivo fundamental é trazer a cultura da cidadania, despertar os cidadãos e analisar o país como ele é, bem como olhar o país e chamar as coisas pelo nome, assim como discutir através do exercício da democracia num espaço livre e aberto, onde a liberdade de expressão vai nortear a palestra. Para isso, acrescenta, estarão presentes da aludida palestra figuras de partidos políticos com ou sem assento no parlamento, associações, entidades eclesiásticas, activistas locais, académicos e tantos outros.
Recordar de que as pessoas que identificam-se com solidariedade, podem participar com o seu donativo, como roupa usada e bens alimentares, principalmente, os da cesta básica ou qualquer outro tipo de bem, que, será entregue aos idosos da terceira idade.
Deixe uma resposta