UÍGE COBERTA DE “NUVEM NEGRA”, ACIDENTES DE VIAçÃO CAUSAM 136 MORTOS

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 02/03 (Wizi-Kongo) – Uma “nuvem negra” cobriu a região do Uíge em 2023, por conta disso, um total de 136 pessoas perderam a vida, 733 outras ficaram feridas, em consequências de 648 acidentes de viação, que, estiveram na base do mau estado das estradas da província, inobservância das regras de trânsito e falha técnica dos veículos.

A situação do quadro negro que a província registou, quiçá, continua a viver em termos de acidentes de viação, foi reconhecida recentemente pelo governador local, José Carvalho da Rocha, segundo fontes que Wizi-Kongo teve acesso hoje, sábado, juntos dos órgão da polícia nacional e do governo, que, apontam o momento exigir a todos a implementação de acções concretas capazes de alterar o quadro sistro dos próximos meses.

É, de acordo com as fontes, necessário optar por medidas transversais em áreas como transporte, obras públicas, iluminação e sinalização de vias pública e policiais, que, tal como coabita nesta ideia, José Carvalho da Rocha, que por sinal, faz parte do Conselho Provincial de Viação e Ordenamento do Trânsito.

Os números em causa são considerados preocupantes e alarmantes, em relação ao período anterior, uma vez que houve um aumento significativo de 66 acidentes, 46 mortos e uma ligeira diminuição de 26 feridos. Entretanto, os acidentes em referência, causam danos materiais avaliados em 85.496.347 kwanzas.

Explicaram que, para enfrentar esses desafios, o plano para o presente ano/2024, estabelece uma meta de redução de 27,21 por cento dos acidentes, o que representa uma diminuição de 176 ocorrências e uma redução de 15 por cento de mortes e 33 por cento de feridos.

A nível da província do Uíge, a estrada que mais registra acidentes fatais de viação é do Uíge/Negage, vice-versa

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.