
Uíge – Dez toneladas de café e banana foram colhidos, o ano passado, pelos agricultores da povoação de Luanda, província do Uíge, informou o soba local, António Orlando.
Em declarações à Angop, António Orlando disse que a população de Luanda, continua apostada no desenvolvimento da agricultura de subsistência, com vista a criação de premissas económicas das suas famílias.
Para este ano agrícola, os agricultores deste povoado desbravam manualmente, oito hectares de terra, onde cultivaram mandioca, batata-doce, feijão, ginguba, milho, hortícolas e outros produtos do campo.
Parte desses habitantes, de acordo com o soba, possui fazendas agrícolas com plantações de café e bananal em grande escala e hoje, já conseguem valores monetários desejáveis com a venda dos referidos produtos no mercado informal.
Referiu que o quilograma do café mabuba está a ser comercializado a 140 kwanzas e a 300 kwanzas o café comercial, enquanto que um cacho de banana custa mil kwanzas.
“ A população já entendeu o que é a diversificação da economia e continua a trabalhar sem olhar pelas dificuldades conjunturais, desenvolvendo está área rural. Espera-se que num futuro breve, a criação de uma cooperativa desenvolvida neste povoado”, concluiu o soba António Orlando.
A povoação de Luanda está localizada a 16 quilómetros a nordeste da capital da província do Uíge.
Via Angop
Deixe uma resposta