Uíge em campanha de solidariedade financeira para Santa Rita

Uíge – Uma campanha de solidariedade, para minimizar as dificuldades financeiras do Santa Rita de Cássias FC, decorre desde 20 de Abril no Uíge, com contributo da sociedade local, para ajudar a manter a equipa da província na 1ª Divião do Futebol Nacional (Girabola), confirmou hoje (sexta-feira), à Angop, o presidente do clube, N’Zolani Pedro.

Segundo o responsável, a iniciativa de contribuir-se alguns valores monetários voluntariamente por parte da população visa encontrar melhores soluções de continuar a minimizar algumas dificuldades financeiras da equipa do Santa Rita, único representante do Uíge no Girabola-Zap.

Embora seja já tarde à população aderir a campanha, porque o campeonato está a chegar ao fim, disse, só no período de poucos dias o entusiasmo das pessoas voluntárias permitiu já  o alcance de uma soma acima de 133 mil kwanzas, contabilizados até segunda-feira, valor que aumenta diariamente de acordo com as contribuições que vão surgindo.

A actividade de solidariedade vai expandir-se em vários pontos da cidade e em todos os municípios da província, para que as pessoas que queiram contribuir dêem a sua ajuda a equipa com qualquer valor ao seu alcance, 100, 200 aos mil e tal de kwanzas, referiu, correndo a mesma ainda até as próximas semanas.

Nzolani Pedro recordou que este gesto de solidariedade não é o primeiro, visto que antes do inicio do Girabola desta temporada o Banco BIC ofereceu 36 milhões de kwanzas, e o governo da província do Uíge doou dois milhões.

Adiantou que os valores alcançados na primeira fase não foram suficientes para suprir as dificuldades da equipa até este momento e, por isso, surge a necessidade de encontrar mais apoios.

Reconheceu que Uíge é um celeiro do desporto e, por isso, o Santa Rita apareceu a 29 de Agosto de 2015 para dar sequência ao passado do futebol na província e continuar a representar a região na prova maior da modalidade no país.

Actualmente o clube controla 26 jogadores, informou, acrescentando que caso as condições financeiras melhorem o número de atletas poderá aumentar, sendo sempre a ambição da equipa a manutenção no Girabola-Zap, apesar das dificuldades enfrentadas.

A propósito, Edlânya Fernandes, adepta do 1º de Agosto, afirmou que a iniciativa de solidariedade com o Santa Rita é positiva, porque visa encontrar melhores soluções de manter equipa nos jogos do Primeira Divisão Nacional.

Já Jacinto Capitão, do Petro de Luanda, refere que embora já é tarde a iniciativa de solidariedade vai cada vez mais encorajar os jogadores para darem tudo quanto possível nos últimos jogos para que a equipa continua a representar a província.

Eliseu Gerão, igualmente do 1º de Agosto, reafirma que vai continuar a solidarizar-se com a equipa da Santa Rita para manter nos jogos do Girabola, enquanto que o adepto do Santa Rita, Joaquim Fernando, defende que a iniciativa de contribuição para a sua equipa é boa.

O morador do Candombe Novo, Razão Rodrigues, reafirma igualmente que o gesto de solidariedade é bom e pediu o apoio de todas as pessoas para abraçarem esta importante iniciativa para que o Uíge esteja sempre representado no referido campeonato nacional.

O Santa Rita defronta sábado, no Estádio 4 de Janeiro, nesta cidade, o Petro Atlético de Luanda, a contar para a 27ª jornada do Girabola2018/19, e o seu presidente espera uma vitória nesta partida em casa para manter as ambições e objectivos da temporada.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.