Uíge – Cento e 78 novos casos positivos de VIH/SIDA foram adquiridos, durante o primeiro trimestre deste ano, na província do Uíge, representando um aumento de 13 casos da doença em relação ao mesmo período do ano anterior.
O resultado foi obtido nos testes feitos a oito mil e 939 pessoas, permanecendo em tratamento 105 pacientes. Durante o primeiro trimestre de 2022, a província do Uíge testou 10.365 pessoas.
Esta informação foi prestada à Angop, terça-feira, pelo técnico do Programa Provincial de Luta contra a Sida no Uíge, Jacob Jorge, que falou sobre o estado da doença na região, nas comemorações do Dia da Paz e Reconciliação Nacional.
O especialista, que não revelou o número de mortes por VIH-Sida na província, disse apenas fornecer medicamentos suficientes nos centros de saúde e hospitais, para atender pessoas que contraíram a doença.
Por sua vez, o coordenador da Rede de Pessoas Vivendo com Vih/Sida no Uíge, Bernardo de Andrade, informou que a organização controla um total de 50 membros infectados com a doença.
Presente no ato, a primeira-dama da província, Zulmira da Rocha, pediu à população que afluírem aos centros de saúde, uma atitude que visa conhecer o estado sorológico de cada cidadão.
Via Angop
Deixe uma resposta