Uíge vai construir estações de tratamento de águas residuais

Os bairros Candombe Velho, Quilomosso, Siac e Tange, arredores da cidade do Uíge, vão, nos próximos dias, ter estações de recolha e tratamento de águas residuais, lama fecal e resíduos sólidos, anunciou o Governo Provincial.

O projecto de construção das novas estações, enquadrado no Plano Director de Desenvolvimento Institucional da Empresa das Águas e Saneamento do Uíge, está a cargo dos consórcios Coba Angola/Portugal e a empresa francesa Artelia , em parceria com o Governo Provincial.

O plano director foi apresentado aos membros do Governo Provincial, por vídeo-conferência pela coordenadora do consórcio, Tatiana Freitas, em acto presenciado pelo governador do Uíge, José da Rocha.O projecto, com a duração de dez anos, contempla  13 regedorias e bairros periféricos do município do Uíge considerados mais endémicos, onde não existe rede de esgotos e tem um grau de insalubridade  alarmante. Para a primeira fase, já foram identificados quatro pontos principais para a construção das novas estações.

A presidente do Conselho da Administração da Empresa de Águas e Saneamento do Uíge, Emília Fernandes, disse que, depois de terem sido apresentados os resultados do projecto aos membros do Governo, aguarda-se a  aprovação final para a realização dos trabalhos faseadamente, “uma vez que o projecto acarreta o realojamento da população residente nas zonas onde serão construídas as estações”.

O estudo do projecto começou em Janeiro deste ano, e primou-se pela identificação dos bairros de maior densidade populacional, que apresentam saneamento básico degradado .

O governador do Uíge de-fende consulta pública antes da realização dos trabalhos, envolvendo autoridades tradicionais e organizações juvenis.

Via JA

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.