Uígenses choram pela morte prematura de Luther Rescova

Por António Capitão 

Uíge, 11/10/20 (wizi-kongo) – Na sua casa, a empresária e professora Victorina António de 59 anos de idade. Não conseguia conter as lágrimas e a dor ao confirmar o passamento físico do governador provincial do Uíge, Sérgio Luther Rescova Joaquim, aos 40 anos de idade, vítima de doença.

A empresária destacou as qualidade do malogrado governante como um jovem altamente maduro para todas as funções que desempenhou, responsável, pessoa de trato fácil e com visão para a uma governação que coaduna com as principais aspirações das populações, sobretudo da província do Uíge.

Não é meu filho biológico, mas me compadeço com a dor da mãe que o gerou ao perder prematuramente um filho brilhante. Não era apenas um homem do Uíge, mas um filho de Angola pelo seu percurso invejável em termos académicos, políticos, como pessoa de trato fácil, atento e com foco para visão futura do país que almejamos. Características que em menos de seis meses já vinha demonstrando e materialização como governador da província do Uíge”, disse.

O antigo administrador dos municípios de Quimbele, Songo, Maquela do Zombo e Mucaba, Manuel João, já na reforma, considera a morte de Sérgio Luther Rescova Joaquim uma perda irreparável para o país e para a província onde o mesmo começou, desde Maio, reformas profundas no modelo governativo e na direcção do MPLA, onde era o primeiro secretário provincial.

Já era necessário outra dinâmica na governação e direcção do partido na província. O jovem governador mostrou que estava à altura de implementar estas mudanças para o melhoramento de muitos aspectos que ainda faziam parte das preocupações da população ainda insatisfeita com o que até agora conseguimos fazer”, referiu.

Sónia Arlete, membro do Comité Central e secretária do departamento de Administração e Finanças (DAP´s) do MPLA no Uíge e directora do gabinete provincial da comunicação social, destaca as qualidades do antigo secretário nacional da JMPLA como um dirigente exemplar, dedicado e abnegado que provou que Angola já pode contar com o saber dos jovens para o desenvolvimento do país.

Sempre demonstrou que era um jovem político e dirigente comprometido com o país e com idéias inovadora que poderiam contribuir para o desenvolvimento de Angola. Calou-se para sempre a voz de um grande líder juvenil e um governante que demonstrava gabarito para uma carreira promissora. Vamos continuar a seguir seus ensinamentos”, disse.

Numa nota de condolências, assinada pelo secretário do Departamento de Informação e Propaganda (DIP), Samalando Muginga, o comité provincial do MPLA expressou que foi com profunda dor e comoção que tomou conhecimento do passamento físico de Sérgio Luther Rescova, membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA e governador provincial do Uíge. Sublinhando que o seu exemplo e coragem vai ser seguido pelas gerações vindouras.

Neste momento de dor e luto, o comité provincial do MPLA, em nome dos militantes do partido, da OMA, JMPLA, amigos e simpatizantes, curvar-se perante à sua memória e endereçar à família enlutada os seus sentimentos de pesares”, refere a nota de condolências.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.