
Uíge – A transmissão dos usos e costumes nacionais em geral e de cada região aos filhos foi defendida hoje, terça-feira, como missão dos pais no resgate dos valores culturais no país.
O facto foi expresso hoje pela vice-governadora para o sector Político e Social do Uíge, Maria Fernandes da Silva e Silva durante a II Conferência sobre o resgate dos valores morais cívicos e culturais, promovida pela OMA local.
Na sua intervenção, fez saber que o resgate dos valores culturais na sociedade, depende da contribuição dos progenitores em cada família como núcleo fundamental da sociedade.
Segundo ele, se cada pai, mãe ou avó se engajasse a passar cada pormenor do nosso mosaico cultural aos seus membros, facilmente se recuperaria tudo aquilo que a sociedade angolana perdeu.
A maneira de ser, de respeitar os mais velhos, a nossa gastronomia, o traje e tudo que confere a beleza dos usos de cada região constituem valores a serem recuperados com apoio dos pais, vaticinou a governante.
Para o secretário para Assuntos Sociais e Eleitorais do MPLA no Uíge, Afonso Isabel, a influência de diversas culturas absorvidas pelos meios como as TICs, tem contribuído na perca dos valores culturais locais.
Considera que o engajamento dos membros das famílias, mormente dos pais, deve ser o caminho para o resgate dos valores culturais no país.
Participaram da Conferência, mulheres organizadas na OMA e das sociedades de senhoras de diversas igrejas.
Deixe uma resposta