
Por Jeremias Kaboco
Uíge, 02/08 (Wizi-Kongo) – A Vice-governadora do Uíge para o sector Político, Social e Económico, Sónia Arlete Fernandes Domingos, avaliou, esta quarta-feira, 8 de Fevereiro do ano corrente, no município de Ambuila, o impacto do Plano de Apoio à Agricultura Familiar (PLAAF).
Segundo apurou este portal através da página oficial do governo local, Sónia Arlete visitou quatro campos, nomeadamente, o da Bela-Vista com 50, do Nkunga com 36, Kisengi e Kimbambi com sete cada e do Kinzambi, com quatro hectares respectivamente, para constatar in loco e interagir com os camponeses, no sentido de auscultar as suas preocupações.
A governou como sendo fortes os níveis de implementação do projeto e pediu, no final da visita, o aumento da produção e da diversificação das culturas.
“O Governo vai continuar a trabalhar para o reforço do Programa de Combate à Fome e a Pobreza, a fim de melhorar as condições de vida da população da região”, salientou Arleth.
Por ocasião, o administrador local e coordenador do projeto, Justino Lourenço Kuiassana, disse que o PLAAF, em Ambuíla, controla 30 campos, mais três mil famílias beneficiárias e desde o início do programa, já foram gastos mais de 40 milhões de kwanzas para o fomento agrícola.
De recordar que para além da PLAAF, o sector da agricultura, no município de Ambuíla, controla três cooperativas, 23 associações e mil e 150 associados.
O montante concedido permitiu desbravar mais de 220 hectares de terra, onde três mil e 500 camponeses desenvolvem a agricultura agrícola para a produção de mandioca, batata-doce, amendoim, arroz, feijão, milho e outros produtos.
Os camponeses do município de Ambuila perspectivam colher, na presente campanha agrícola, mais de 40 toneladas de produtos agrícolas diversos.
Deixe uma resposta