BIOGRAFIA DO BRIGADEIRO KIALA GABRIEL “METRO”

BIOGRAFIA

Brigadeiro Kiala Gabriel Metró, carinhosamente tratado por ´´Papá Metró´´ com o pseudónimo militar (MOCKOBY), filho de KIAKU KINDINGA E PEMBA BOMBA, ambos camponeses, nasceu a 23 de Novembro de 1933, na aldeia Luzuanda no município da Damba, Província do Uíge. O seu pai pertenceu o kanda do Kongolo e a mãe kanda de Nsinga Ntandi Zulu Mongo

Durante a luta de libertação de Angola, emigrou na República do Congo. Fez os estudos primários e secundários, na escola ´´Salutista´´ de 1950 a 1956, respectivamente em Leopoldville, capital do ex Congo Belga, actualmente Kinshasa.

Terminou o 3º ano no Instituto Social e Educativo, isto em 1959. Ainda no mesmo ano, ingressou na carreira de docente do ensino primário e na carreira profissional em Leopoldville, concretamente com a categoria de Secretário Chefe nas empresas: IMMOAF, SONAS, GETRACO e de 1960 a 1968, foi secretário-geral do FC Patronage sempre em Leopoldville.

Diante do longo trajeto profissional e com ambição de ver o seu País Libertador, Kiala Gabriel Metró, em 1963 ingressou nas grávidas do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), tendo iniciado a sua carreira político-militar, até a ascensão da independência e fim da guerra em Angola.

A luta pelo país feita na clandestinidade, teve uma parte do seu trajecto na República Democrática do Congo (Ex Zaire), onde esteve refugiado durante uma parte da sua vida. Fez com a sua família parte do grupo dos angolanos regressados dos países onde se refugiaram a pedido do saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto, no seu caso em Kinshasa, isto em 1977, tendo passado por Brazzaville.

Após o curso de Contra-Inteligência na URSS, Kiala Gabriel serviu também outros órgãos de estado, tal como o Ministério da Segurança do Estado (MINSE), Direcção Nacional de Inteligência Externa (DNIE) que hoje é o Serviço de Inteligência Externa e, desempenhou as funções de chefe do Centro Operativo de Inteligência (C.O.I), isto na província do Uíge, acumulando com o cargo de Professor colaborador do liceu, em 1978. Neste mesmo ano, voltou para Luanda e foi nomeado Chefe do Centro Legal (C.L) e Conselheiro da Embaixada de Angola em Kinshasa, República do Zaíre, actual República Democrática do Congo.

Participou com contribuições ideológicas e cientificas para o surgimento dos modelos do sistema de controlo de passaportes normais e de serviço, participou também na criação do Serviço de Informação.

Teve a honra de exercer as funções de Adido Cultural, junto da UNESCO, em Paris (França) em 1982, sendo que de 1986 a 1991, desempenhou as funções de chefe do Gabinete do Controlo da Informação.

Foi destacado com um certificado de mérito pelos 10 anos de serviços prestados em 29 de Novembro de 1987, também foi condecorado com a medalha de louvor pelos 14 anos de luta clandestina. Kiala Gabriel “Metró” foi membro da Sub-Comissão de Organização e Mobilização Política do Estado Maior da Campanha Eleitoral do MPLA para os Antigos Combatentes, em 1992.

Este filho de Angola que lutou e dedicou parte de sua vida em vários sectores da nação, homem de princípios patrióticos, conheceu a sua reforma no ano de 2002, com a patente de Brigadeiro.

Aos 89 anos de idade, no dia de 16 de Janeiro do ano corrente em Luanda, Kiala Gabriel Metró, deixa o mundo dos vivos por doença.

Kiala Gabriel Metró deixa viúva, 9 filhos, 33 netos, 29 bisnetos e 1 trisneto, o seu legado, suas memórias e lembranças, certamente servirão de exemplo para as gerações vindouras.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.