Luanda- O Ministério da Cultura, em parceira com a Organização das Nações Unidas para a Educação e Ciência (UNESCO), realiza nos dias 7 e 8 a III Mesa Redonda Internacional sobre Mbanza Kongo, Cidade a Desenterrar para Preservar.
O evento surge no quadro dos esforços do Executivo angolano que visam a inscrição do Centro Histórico de Mbanza Kongo na lista do património mundial.
Para o efeito, especialistas nacionais e estrangeiros, nomeadamente dos Estados Unidos da América (EUA), Portugal, República do Congo Democrático (RDC), República do Congo, Gabão, Camarões e Cabo-Verde, farão parte do evento destinado a promover o debate e troca de ideias.
Durante dois dias, os participantes vão passar em revista questões relacionadas com “O Reino do Kongo, Evolução Histórica”, “O Centro Histórico de Mbanza Kongo e o seu Património Material e Imaterial”, “Kongo e a Diáspora”, e “Preservação do Centro Histórico de Mbanza Congo e os Novos Desafios”.
O Centro Histórico de Mbanza Kongo concorre para a sua inscrição na lista do Património Mundial, cujo dossier de candidatura foi já submetido a Unesco, com sede em Paris.
O projecto foi lançado em 2007, na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, durante a realização da II Mesa Redonda Internacional sobre Mbanza Kongo, Cidade a Desenterrar para Preservar, numa promoção do Ministério da Cultura.
Deixe uma resposta